Comprar casa para arrendar: Vale o investimento?
Comprar casa para arrendar vale a pena? Se tem algum dinheiro reservado ou até pensa em pedir um crédito à habitação para prosseguir com esta oportunidade de negócio, estará a realizar a melhor escolha?
O imobiliário sempre foi considerado um porto seguro ao nível dos investimentos, mas também tem surgido outras oportunidades, como os fundos imobiliários, a ganharem cada vez mais expressão no mercado.
Afinal, vale a pena avançar com apartamentos para alugar particulares? Continue a ler este artigo para saber mais.
Arrendar para comprar é uma boa oportunidade no momento atual
Se em muitos países da Europa, especialmente os nórdicos, os preços das casas estão em cair, Portugal continua a registar um aumento, ainda que mais lento. O maior motivo é a escassez de oferta perante a procura, especialmente nas grandes cidades.
Com o preço das casas a crescer, uma elevada taxa de inflação no país, os créditos à habitação cada vez mais caros, é natural que as famílias portuguesas se vejam obrigadas a arrendar. Tendo em conta a conjuntura atual, comprar casa para arrendar poderá representar uma excelente oportunidade de negócio para os investidores.
Desde apartamentos para alugar particulares ou mesmo casas com terreno baratas para alugar, já que as famílias têm privilegiado cada vez mais espaço exterior.
Quais são os riscos de comprar casa para arrendar?
Quando se considera uma oportunidade de negócio, avaliar muito bem os riscos, será uma das melhores atitudes a tomar no momento. Fique então a conhecer alguns:
- Não conseguir inquilinos: poderá correr o risco de em algum período não conseguir alugar a casa. Uma situação que poderá ser difícil de suportar, se pedir um crédito à habitação e precisar de continuar a cumprir com as suas obrigações. Ou mesmo encontrar inquilinos que não cumpram com o pagamento das rendas.
- Problemas extraordinários com o imóvel: quando se arrenda um imóvel, muitas despesas de manutenção caem sempre sobre os senhorios. E muitos problemas que surgem com uma casa, só se conseguem ver posteriormente. Por isso, analise muito bem o seu investimento imobiliário para evitar futuras dores de cabeça.
- Dificuldade na venda: imagine que comprou uma casa para arrendar, mas um evento inesperado da sua vida, vai obrigá-lo a vender o imóvel. Será que conseguirá com facilidade? Precisa de estar preparado para esta situação.
- Variações das prestações no pagamento do empréstimo ao banco: se recorreu ao crédito à habitação com taxa de juro variável, tenha cuidado com as oscilações da Euribor que o podem conduzir ao pagamento de uma prestação muito superior.
No momento de analisar casas para arrendar com possibilidade de compra, pondere muito bem sobre todos estes riscos. Claro que um investimento que tenha um potencial de retorno elevado, traz sempre consigo alguns riscos e por vezes é preciso corrê-los, mas o mais importante é conhecê-los e também saber se tem esse perfil de investidor.
Como escolher os melhores apartamentos para alugar particulares?
Para conseguir um bom investimento imobiliário ao comprar casa para arrendar, encontrar o imóvel certo, na localização certa, será muito importante. Por onde começar?
- Entre em contacto com a floresta IMOBILIÁRIA para ajudarmos a conhecer melhor o mercado imobiliário, a zona onde pretende investir, o preço médio das rendas, entre muitos outros detalhes.
- Se precisar de recorrer a um empréstimo bancário, realize todas as simulações previamente. A floresta IMOBILIÁRIA é intermediária de crédito, tem um gestor financeiro pronto a ajudar e a retirar este “peso” de cima de si, evitando que ande atrás de todas as simulações com bancos.
- Conheça muito bem todas as suas obrigações, nomeadamente o pagamento de impostos, de seguro, de despesas de condomínio e até de um valor para algumas obras que precise de realizar. Tudo para além da prestação mensal.
- Defina um valor de renda e analise em conjunto com a Floresta IMOBILIÁRIA a viabilidade do negócio. Para além da compra do imóvel, existem muitos custos adicionais a ter em conta. Um investimento para ser rentável, precisa sempre de gerar lucro.
No momento de realizar a compra de um imóvel e de pensar em colocá-lo no mercado de arrendamento, precisa de ter presente todos os impostos que vai pagar.
Não são só pelo custo do imóvel, mas também sobre os rendimentos das rendas. Fique desde já a conhecer os impostos e outros serviços que precisa de suportar em Portugal.
Quais os impostos a pagar no momento de comprar casa para arrendar?
- Imposto Municipal sobre Transações (IMT);
- Imposto de selo;
- Escritura pública;
- Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) – valor anual;
- Tributação dos rendimentos das rendas em IRS;
- Adicional ao IMI (AIMI), no caso de ter outro património imobiliário, incluindo habitação própria e permanente.
Para além de toda a carga fiscal associada, existem também outros custos que estão sempre associados aos apartamentos para alugar a particulares. Fique a conhecer quais são:
- Condomínio mensal e outros custos extra que possam surgir;
- Juros, no caso de ter pedido um crédito à habitação;
- Seguro obrigatório de incêndios e o seguro multirriscos;
- Encargos referentes a problemas com a casa que comprou para alugar, como infiltrações, canalizações ou eletricidade;
- Se precisar de realizar um despejo, podem também surgir custos associados;
- Comissões com agências imobiliárias no caso de precisar deste serviço.
Como acabou de verificar, os encargos que precisa de suportar são elevados e devem ser levados em conta no momento de saber se compensa comprar apartamento para alugar. Poderá não obter o lucro com que sonha de imediato, mas irá conseguir gerar algum.
Claro que existe outro tipo de investimentos imobiliários, como os fundos de investimento imobiliário, que por vezes apresentam riscos maiores, mas também têm um potencial de retorno mais elevado.
Saber se comprar apartamento para alugar compensa, depende sempre de muitos elementos. Desde logo, a localização do imóvel e até a temperatura do atual mercado de arrendamento.
Se pretende realizar um bom investimento com esta opção, tenha atenção às seguintes dicas.
Quais as dicas a ter em conta se pretende comprar casa para arrendar?
- Conheça com profundidade todas as despesas inerentes e calcule previamente o valor de todos os impostos para o imóvel em particular que deseja arrendar;
- Peça ajuda à floresta IMOBILIÁRIA, que poderá dar-lhe a conhecer todas as condições atuais do mercado, encontrar o imóvel perfeito para comprar, analisar as melhores localizações e tipologias, ajudá-lo a arrendar, entre outros serviços;
- Faça contas e avalie muito bem o retorno do investimento que poderá ter, tendo em conta as rendas que são praticadas na zona onde se localiza o imóvel;
- É uma área que gosta? Este já será um bom ponto de partida, pois precisará de ir resolvendo muitas situações que surjam, desde a resolução de problemas na casa até situações de despejo, que infelizmente ocorrem. Será uma situação que precisará de gerir ao longo de anos.
Conclusão
Como acabou de verificar, não é possível obter uma resposta definitiva à questão de saber se compensa comprar casas para alugar. Irá depender de demasiados elementos e até do seu próprio perfil de investidor.
Como acabou de verificar, investir em apartamentos para alugar particulares ou casas com terreno baratas para alugar, poderá ser uma excelente oportunidade de negócio.
Mas precisa de ser realizado bem para começar desde logo a ganhar dinheiro. Entre em contacto com a floresta IMOBILIÁRIA para começarmos a trabalhar em conjunto neste seu projeto.
A floresta IMOBILIÁRIA poderá auxiliá-lo em todo o processo e também ajudá-lo a analisar o potencial do retorno do seu investimento.
Entre em contacto connosco para o ajudarmos a avançar com este projeto.
A floresta IMOBILIÁRIA é uma agência imobiliária de Braga, que se tem vindo a destacar no mercado imobiliário em Portugal graças ao seu profissionalismo, dedicação e inovação.
Para além disto, o nosso grande foco é comprar, vender e arrendar imóveis de forma rápida e simples e na adaptação de múltiplas soluções, sempre com o intuito de conseguir apresentar o melhor preço, no mais curto espaço de tempo e com o mínimo de inconvenientes.