Garantia Bancária: Tipos e como funciona

Uma pessoa ou uma empresa pode solicitar uma garantia bancária para avançar com os seus projetos.

Este documento dá muita credibilidade e segurança, já que permite assegurar que existe uma entidade bancária por trás que cumprirá os compromissos. Nada tem a ver com um cartão de crédito, por exemplo. 

Para saber mais sobre garantia bancária, continue a ler.

 

O que é uma garantia bancária?

Uma garantia bancária é um contrato que se estabelece entre o banco e um cliente. Neste contrato é realizada uma operação de crédito, onde a entidade bancária passa a assumir determinadas obrigações do cliente perante terceiros. 

A garantia bancária autónoma é uma garantia pessoal prestada através da celebração de um contrato entre uma instituição de crédito (garante) e uma pessoa singular ou coletiva (mandante), a favor de um terceiro (beneficiário).

 

Para que serve uma garantia bancária?

Uma garantia bancária serve para que o banco assuma todos os compromissos do seu cliente, realizando os pagamentos que estão  em falta. O cliente pode ser uma pessoa individual ou empresas. 

É muito solicitado por senhorios para contratos de arrendamento, concursos para o fornecimento de bens e serviços ou a realização de obras. 

 

Que tipos de garantias bancárias existem?

Os tipos de garantia bancária dividem-se em dois grandes grupos: 

  • Garantia bancária financeira;
  • Garantia bancária não financeira.

A primeira assegura o cumprimento do serviço de dívida de empréstimo concedido por outra entidade ou de emissões de títulos de dívida. Por exemplo, pode servir para reembolsar capital e juros referentes a um crédito.

Já a segunda permite substituir uma obrigação monetária ou pagamento em falta, depósitos provisórios, depósitos definitivos, abonos ou pagamentos antecipados, obrigações fiscais e judiciais.

Entre outras importâncias que devem ser legalmente retidas.

 

floresta IMOBILIÁRIA - facebook

 

Como funciona uma garantia bancária?

Independentemente das instituições bancárias onde pediu – BPI, Montepio, Millennium, Santander Totta e outras instituições – a garantia bancária funciona como uma espécie de caução.

A diferença é que não existe qualquer valor retido antecipadamente no saldo bancário. 

Para assumir depois os compromissos do cliente, o banco poderá debitar o valor diretamente no salário do seu cliente ou em bens que possua e que acabaram por ser contratualizados no momento da garantia bancária. 

 

A quem se destina a garantia bancária?

Os beneficiários da garantia bancária podem ser pessoas individuais ou coletivas, residentes e não residentes em território nacional, que pretendam garantir o cumprimento das suas obrigações perante terceiros.

 

Quais são os prazos das garantias bancárias?

As garantias podem ter ou não prazo de validade. No caso de terem prazo, vai definir-se uma data ou então estipular-se que no caso de não existir denúncia de uma das partes, será renovado automaticamente. 

 

veja este artigo

 

Existe montante definido para a garantia bancária?

Não. O banco irá sempre avaliar o seu caso específico e ter em conta rendimentos e outras variáveis. 

 

Qual é o custo de uma Garantia Bancária?

Está perante uma operação de crédito bancário e claro que terá um preço a pagar. Os preços dos custos a pagar variam sempre de banco para banco. 

 

 

Como solicitar e obter uma Garantia Bancária em Portugal?

A maioria dos bancos disponibiliza no seu portal uma maneira de solicitar a emissão de garantias. Ligue ao seu gerente de conta ou pesquise como pedir no site. 

 

Qual é a diferença entre uma Garantia Bancária e uma Carta de Crédito Bancário?

Normalmente, as garantias bancárias são mais usadas em projetos relacionados com imóveis para reduzir o risco do crédito.

Já as cartas de crédito bancário são utilizadas por comerciantes que estão envolvidos na exportação e importação de mercadorias, de modo a assegurar que uma transação acontece. 

 

Como a Garantia Bancária pode beneficiar as empresas?

Muitas vezes, as garantias bancárias são solicitadas na admissão de concursos, realização de obras ou contratos de arrendamento, podendo deste modo incentivar a atividade económica. 

Podem também proporcionar condições financeiras muito melhores. E, por fim, ao ter um banco a assegurar o cumprimento das obrigações perante terceiros, conferem também segurança às operações. 

 

floresta IMOBILIÁRIA - instagram

 

Quais são os documentos necessários para obter uma Garantia Bancária?

Os documentos vão variar conforme a entidade bancária. Informe-se junto do seu banco de tudo o que precisa. 

 

Quanto tempo leva para obter uma Garantia Bancária? 

Tudo depende da instituição bancária. Em termos gerais, desde o primeiro contacto até à concretização, pode demorar entre os 3 e os 20 dias úteis.

No caso de já ter solicitado uma garantia bancária, o processo costuma ser mais rápido e poderá obter uma resposta em 24 horas. 

 

Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar uma Garantia Bancária?

Uma garantia bancária é um instrumento muito importante de apoio às empresas, evitando a imobilização de fundos e ajudando na gestão da tesouraria. Não existe um financiamento imediato.

A garantia bancária também ajuda a dinamizar negócios internacionais, potenciando a atividade económica. Tem um custo mais reduzido do que a obtenção de crédito. 

Em relação às desvantagens, deve analisar muito bem os custos e taxas associadas. Existem casos em que os bancos podem exigir garantias adicionais, principalmente em operações de alto risco.

O tempo de aprovação da garantia bancária também pode ser maior do que as suas necessidades. Os prazos ou os termos e condições das garantias também podem ser limitadores. 

 

Quais são os riscos envolvidos na utilização de Garantias Bancárias?

Podem existir riscos de perdas financeiras, atividades fraudulentas, coberturas insuficientes, litígios e processos legais, falta de saúde financeira do banco, caducidade e não renovação.

 

consultores imobiliários

A floresta IMOBILIÁRIA é uma agência imobiliária de Braga, que se tem vindo a destacar no mercado imobiliário em Portugal graças ao seu profissionalismo, dedicação e inovação.

Para além disto, o nosso grande foco é auxiliar os nossos clientes a comprar, vender e arrendar imóveis de forma rápida e simples e na adaptação de múltiplas soluções, sempre com o intuito de conseguir apresentar o melhor preço, no mais curto espaço de tempo e com o mínimo de inconvenientes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *