Marketing Olfativo: O Poder da Sedução no Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário é competitivo e todas as estratégias de marketing que possa usar, vão ajudar a destacar-se da concorrência. 

Já ouviu falar do marketing olfativo? É uma área que está a crescer cada vez mais. Continue a ler e descubra os benefícios de começar a aplicar esta estratégia. 

 

O Que É o Marketing Olfativo?

O marketing olfativo é uma estratégia usada por empresas para atrair e fidelizar os seus clientes através de cheiros personalizados. 

O objetivo passa por transmitir uma experiência sensorial através de aromas personalizados. 

Os cheiros podem ser de pinheiro e cedro, baunilha ou canela, citrinos, ervas aromáticas, entre muitos outros. 

 

Para Que Serve o Marketing Olfativo?

O marketing olfativo tem a capacidade de despertar sensações e emoções, aproximando os clientes de um imóvel. 

O poder de persuasão de um aroma pode ser muito grande e contribuir para comprar ou vender casa. 

 

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Qual a Importância do Marketing Olfativo?

O marketing olfativo é importante, porque permite atrair o público ao despertar reações. 

Ao usar velas, ambientadores ou qualquer outra estratégia no mercado imobiliário estará a provocar sensações, experiências ou a avivar memórias muito importantes. 

Por exemplo, um determinado cheiro pode levar uma pessoa para as memórias da sua infância ou para uma tarde repleta de alegria. 

De um modo inconsciente, irá sentir-se muito bem em casa. 

Os consultores imobiliários mais experientes utilizam o marketing olfativo devido às diversas vantagens que proporciona. Permite, desde logo, fechar mais negócios. É também uma técnica de home staging muito utilizada. 

 

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Quais São as Vantagens do Marketing Olfativo no Mercado Imobiliário?

Fique a conhecer as principais vantagens do marketing olfativo no mercado imobiliário: 

  • Melhora a experiência e percepção do cliente;
  • Permite apostar na diferenciação e consolidação da marca;
  • Permite associar um imóvel à sensação de limpeza;
  • Transmite uma sensação de conforto e de bem-estar;
  • O cliente sente-se confiante para tomar decisões sobre o imóvel mais rapidamente.

 

O Marketing Olfativo Funciona Num Imóvel?

Sim, o marketing olfativo funciona, mas é apenas um pormenor da venda estratégica de todo o imóvel. 

É muito importante que aposte no ambiente e fragrância para criar boas experiências e emoções, no entanto, esteja atento a todos os outros detalhes que influenciam a venda de uma casa

 

Quais os Cuidados a Ter Com o Marketing Olfativo?

Para ter sucesso no marketing olfativo é preciso ter conhecimentos e perceber realmente como tudo se processa. 

Não é algo tão simples e imediato como possa parecer. Existem empresas que se dedicam exclusivamente à aromatização de ambientes. 

Um dos primeiros cuidados a ter passa por saber muito bem quem é o seu público para conseguir descobrir qual é a sensação que pretende provocar. Isso permitirá que escolha o aroma certo. 

Pretende despertar uma sensação de relaxamento e bem-estar? Quer dar uma sensação de frescura e modernidade? Para cada situação, existem os respectivos aromas. 

Depois, pode utilizar o marketing olfativo na sede da própria agência imobiliária ou então no imóvel que deseja vender ou alugar.

Lembre-se que o mais importante será despertar sempre uma sensação positiva nos clientes, num ambiente seguro, para contribuir na decisão de compra. O impacto pode ser muito grande e ajudar a concretizar a compra de um imóvel. 

Se um cliente se sentir bem e tiver uma boa experiência, terá tendência a querer morar no imóvel onde se sente tão bem.

 

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Qual o Impacto dos Odores na Decisão de Compra de Imóveis?

Fique então a conhecer de que modo o marketing olfativo impacta a apresentação de um imóvel: 

  • Cria uma primeira boa impressão;
  • Potenciais clientes vão sentir-se mais conectados com o espaço; 
  • Gera uma sensação de limpeza;
  • Influencia o valor da propriedade;
  • Cria memórias positivas.

 

Qual É a Ciência Por Trás Do Marketing Olfativo?

A ciência que estuda os efeitos dos aromas no comportamento humano chama-se de aromacologia. 

Explora o modo como os cheiros impactam as nossas emoções, memórias e também as nossas decisões. 

O olfato é um dos sentidos mais poderosos e possui uma ligação direta com o sistema límbico, acabando por influenciar o comportamento das pessoas. 

 

Quais as Dicas e Como Aplicar o Marketing Olfativo na Venda De Imóveis?

Fique então a conhecer algumas dicas para aplicar o marketing olfativo ao mercado imobiliário e assim conseguir atrair público.

  • Procure conhecer muito bem qual é o seu público-alvo;
  • Se o seu público acabar por ser muito vasto, então opte por um aroma neutro. Os citrinos, baunilha ou um aroma floral costumam ser universalmente muito apelativos;
  • Evite utilizar aromas que são muito fortes, já que podem afastar potenciais compradores;
  • Procure empresas ou pessoas que sejam especialistas neste segmento;
  • Coloque os aromas nas áreas do imóvel mais estratégicas, onde os potenciais compradores vão passar mais tempo;
  • O aroma deve ir sempre ao encontro do próprio estilo e decoração da casa;
  • O imóvel à venda deve estar sempre limpo e fresco;
  • Esteja atento aos comentários dos potenciais compradores e vá realizando ajustes aos aromas das casas. 

 

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A floresta IMOBILIÁRIA é uma agência imobiliária de Braga, que se tem vindo a destacar no mercado imobiliário em Portugal graças ao seu profissionalismo, dedicação e inovação.

Para além disto, o nosso grande foco é auxiliar os nossos clientes a comprar, vender e arrendar imóveis de forma rápida e simples e na adaptação de múltiplas soluções, sempre com o intuito de conseguir apresentar o melhor preço, no mais curto espaço de tempo e com o mínimo de inconvenientes.

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