Quanto vale a minha casa? [Guia Completo de Avaliação]

Gostaria de saber quanto vale a sua casa e saber mais sobre avaliação imobiliária?

Pode ter um excelente negócio em mãos com a venda da sua casa. Se é um comprador e vai recorrer ao crédito à habitação, saiba que a avaliação imóvel é obrigatória. 

Para saber mais sobre o tema de avaliar imóvel, continue a ler e esclareça todas as suas dúvidas. 

 

Quem faz a avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis poderá ser realizada pela pessoa que deseja comprar um imóvel. Se vai pedir um crédito à habitação para comprar um imóvel, os próprios bancos costumam cobrar uma comissão para avaliar o imóvel.

 Deste modo, as entidades conseguem decidir se vão conceder ou não o crédito. Para um banco não é interessante conceder um empréstimo que seja maior do que o valor do próprio imóvel. 

O próprio comprador pode realizar também a avaliação de imóveis autonomamente, já que precisa de dar inicialmente um valor estimado à entidade bancária.

No entanto, sendo um proprietário de um imóvel que deseja vender, proceder a uma avaliação também poderá ser uma mais valia. 

Situações de partilhas de bens e heranças também são suscetíveis de avaliação de imóveis.

 

Como pode realizar a avaliação imobiliária?

Descubra quatro maneiras diferentes para saber quanto vale a sua casa: 

  1. Contratar uma empresa especializada na avaliação de imóveis ou profissionais   dedicados a esta área;
  2. Existem sites que realizam uma avaliação de imóveis simulador grátis e que pode pesquisar online;
  3. Neste link do Portal das Finanças também pode realizar a avaliação de imóveis consoante a zona geográfica e pode ficar com uma ideia do valor dos impostos a pagar;
  4. Existem bancos que oferecem  um serviço exclusivo de avaliação imobiliária, independente dos créditos de habitação. 

Claro que se é proprietário de um imóvel que deseja vender, avaliar um imóvel também ajudará a estipular um preço de venda. 

 

floresta IMOBILIÁRIA - instagram

 

Existem ferramentas online para avaliação de imóveis?

Sim, existem muitos sites online que calculam o preço m2. Contudo, deve ter em conta que nem sempre obterá resultados reais com estas simulações. Isto porque não vão ter em conta muitas das características do imóvel que influenciam o preço final, como a sua eficiência energética, a qualidade da construção, entre outros. 

 

Opções pagas para saber quanto vale a minha casa

Se está disposto a pagar para saber quanto vale a sua casa, pode recorrer a um perito avaliador de imóveis ou a um consultor imobiliário experiente

 

Opções gratuitas para saber quanto vale a minha casa

Como já referido, os simuladores gratuitos que existem no mercado, são limitados e nem sempre conduzem aos melhores resultados. Tem em conta o preço por m2 e as tipologias de imóveis. 

O Instituto Nacional de Estatística criou o “Preço da Habitação da Cidade” que permite conhecer o valor da casa, no caso de estar localizada na zona de Lisboa, Porto, Coimbra, Gaia ou Funchal. 

Para além deste, pode consultar a Urbiwise, uma plataforma digital portuguesa que integra Inteligência Artificial.

 

Quando se faz a avaliação de imóveis?

A avaliação de um imóvel é realizada em 2 momentos específicos. Fique a conhecer quais são: 

  • Pedido de crédito à habitação: se um comprador pedir financiamento a uma entidade bancária, precisará de realizar uma avaliação imobiliária;
  • Transferência de crédito à habitação: se o comprador decidir transferir o seu crédito à habitação, o novo banco vai precisar de avaliar o imóvel novamente para chegar a um valor;
  • Um proprietário pode querer avaliar o preço de um imóvel para estimar o lucro que poderá obter com a sua venda.
  • Em situações de herança, quando os herdeiros não chegam a um acordo relativo ao valor do imóvel, também podem avaliar imóvel.

 

Que fatores influenciam a avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis através de um simulador grátis nem sempre gera resultados fidedignos porque existem muitos elementos que interferem no resultado da avaliação de imóveis. Fique a conhecer os principais: 

  • Zona geográfica onde se encontra o imóvel, as respetivas vistas e orientação solar;
  • Qualidade do imóvel e respetivos materiais exteriores;
  • Idade do imóvel;
  • O estado de conservação em que se encontra;
  • O terreno onde está construída;
  • Tipo de imóvel e a sua configuração interior;
  • Os acabamentos;
  • Equipamentos interiores, como ar condicionado, lareira, painéis solares, etc;
  • Os espaços do imóvel, como o estacionamento, jardim, elevador, etc;
  • Preços praticados no mercado, entre a procura e a oferta.

No momento de saber quanto vale o meu imóvel, tenha presente que o valor final está muito dependente dos elementos apresentados anteriormente. Depois de tudo ser avaliado, na avaliação imobiliária aplica-se geralmente a seguinte fórmula:

  • Valor por metro quadrado por zona  X  Área de construção da habitação

O perito que vai realizar a avaliação de imóveis, poderá avaliar com valores distintos a área bruta privativa, arrecadações, varandas, terraços acessíveis, estacionamento e outros espaços.

 

quanto vale o meu imóvel

 

Outros truques ou dicas para saber o preço certo para a sua casa

Como saber quanto vale a minha casa? Uma das maneiras mais simples e imediatas passa por analisar o preço dos imóveis na vizinhança. Pergunte aos seus vizinhos e no caso de ter um apartamento, pode até tentar saber os custos da venda de alguma fração. 

Pode também estudar os anúncios da região onde se encontra o imóvel, comparar com o seu, e chegar a um valor. 

 

Como pode realizar a avaliação imobiliária?

A valorização imobiliária deve ser realizada tendo em conta os seguintes elementos: 

  • Tipologia da casa
  • Área total
  • Localização
  • Idade do imóvel
  • Estado de conservação
  • Acabamentos
  • Extras
  • Exposição solar

 

Quais os diferentes métodos de avaliação de imóveis?

Existem 3 métodos de avaliação de imóveis que são reconhecidos a nível internacional: 

 

  • Método da comparação de mercado

O método da comparação de mercado é o valor atribuído através da comparação com imóveis semelhantes; 

 

  • Método de capitalização de rendimentos

O método de capitalização de rendimentos resulta do cálculo de um conjunto de fórmulas específicas e tendo em conta o potencial de renda/rendimento que um imóvel pode gerar; 

 

  • Método do custo

O método do Custo baseia-se numa lógica de reposição ou substituição de um imóvel com características e funções semelhantes;

 

veja este artigo

 

 

 

Quando se faz a avaliação de imóveis?

Não existe altura certa para realizar uma avaliação de imóveis, normalmente, os proprietários realizam quando estão a pensar em vender. 

Mas se segue o mercado imobiliário em Portugal e gosta de acompanhar as tendências, pode avaliar o seu imóvel sempre que desejar para ter uma ideia do valor deste ativo. 

 

Como é calculado o preço por m2?

Para calcular o preço por m2, precisará sempre de ter as áreas de cada divisão. Com uma fita métrica, meça a largura (L) e o comprimento (C ) de cada divisão. Para obter a área de cada divisão, deve-se multiplicar a largura pelo comprimento.

Por exemplo, se a sala tem 5 metros de largura por 4 metros de comprimento, a sua área é de 20m2. No final, só precisa de somar todas as áreas para obter a área total do imóvel. 

Neste cálculo, entram apenas as áreas internas do imóvel. Precisa depois calcular as externas, como varandas, garagens ou jardins.  Depois de saber o preço por m2 na região onde está o imóvel, só precisa de multiplicar a área total do imóvel pelo respetivo preço. 

 

Porque não deve vender a sua casa sem uma avaliação profissional?

A resposta a esta questão é muito simples: porque pode estar a perder dinheiro. Com uma ajuda profissional, conseguirá chegar a um valor mais justo e real. 

Também como se trata do seu imóvel, é natural que no momento de realizar as contas, o faça de um modo mais sentimental e acabe sempre por achar que vale mais do que na realidade. 

Todo este processo acabará por conduzir a um preço errado, perda de dinheiro e também de tempo. 

 

Quem faz a avaliação imobiliária?

A avaliação imobiliária pode ser realizada por um perito avaliador de imóveis, por um consultor imobiliário ou por alguma entidade especializada. 

 

Como saber quanto vale a minha casa?

A melhor maneira de realizar uma avaliação imobiliária passa por analisar todos os fatores que influenciam a estimativa casa. Contratar um profissional especialista na área ou recorrer à Floresta Imobiliária que o ajudará a chegar a uma avaliação imobiliária justa.

 

consultores imobiliários

 

A floresta IMOBILIÁRIA é uma agência imobiliária de Braga, que se tem vindo a destacar no mercado imobiliário em Portugal graças ao seu profissionalismo, dedicação e inovação.

Para além disto, o nosso grande foco é auxiliar os nossos clientes a comprar, vender e arrendar imóveis de forma rápida e simples e na adaptação de múltiplas soluções, sempre com o intuito de conseguir apresentar o melhor preço, no mais curto espaço de tempo e com o mínimo de inconvenientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *