Obras no condomínio: É possível unir 2 apartamentos?
É proprietário de dois apartamentos no mesmo prédio e gostaria de os unir? É uma situação mais do que comum. Existem até pessoas que adquirem mais do que uma fração num prédio com o objetivo final de os unir. Mas é permitido este tipo de obras em condomínio?
Precisa de alguma aprovação da assembleia de condóminos? Qual é o horário de obras em condomínios? Para saber a resposta a estas questões, continue a ler o artigo.
Obras em condomínio: Pode unir dois apartamentos diferentes?
Fique desde já a saber que é realmente possível unir dois apartamentos. Mas só poderá avançar com este tipos de obras em condomínios, desde que os imóveis sejam contíguos. Ou seja, precisam mesmo de estar lado a lado.
Poderá até juntar mais do que uma fração de dois pisos e criar um duplex. Existe, contudo, algumas regras para obras em apartamentos que deve cumprir.
Fique a conhecer quais são no ponto seguinte.
Regras para unir dois apartamentos
- Nunca deve mexer em paredes que são consideradas “mestras”, ou seja, paredes estruturais que são responsáveis por sustentar o edifício;
- A parede que pretende deitar abaixo nunca deverá representar qualquer tipo de risco para a segurança do prédio ou impactar outras partes comuns;
- Nenhuma das obras que levar a cabo poderá mexer com a linha arquitetónica ou a composição estética do edifício.
Se cumprir com todas estas condições, poderá então realizar as suas obras em condomínios e avançar com a união desejada.
Precisa de obter a autorização do condomínio para unir os dois apartamentos?
Só precisará de obter uma autorização da assembleia de condóminos se as suas obras vierem a alterar a linha arquitetónica ou a mexer com a estética do edifício.
Neste caso em específico para unir os dois apartamentos diferentes, precisará de uma aprovação de uma maioria que represente pelo menos dois terços do valor total do prédio.
Mas se não for este o caso e as suas obras não mexerem com a estética do edifício, avisar o seu condomínio desta intenção de realização de obras será sempre bem visto.
Não é obrigatório, mas cuidar de boas relações e conversar abertamente sobre as suas intenções, será sempre benéfico.
Aviso em obras no condomínio: Precisa de realizar alguma comunicação antes das obras?
Como as obras vão decorrer no interior dos apartamentos, não precisará de informar a câmara municipal do seu local de residência.
Mas claro que estará obrigado a respeitar algumas leis.
A lei do ruído diz que só pode realizar obras entre as 8h00 e as 20h00 durante os dias úteis. Aos fins-de-semana e feriados terá de suspender as obras. Aqui poderá também conhecer melhor a lei do ruído.
Estar na posse de toda a informação, só o ajudará a tomar as melhores decisões.
Para uma boa convivência com todos os seus vizinhos, poderá também informar que vão decorrer obras e o tempo que estima. Deste modo todos vão estar avisados do barulho e não se vão deixar surpreender ou estranhar com todos os movimentos que vão acontecer no prédio.
Procure também manter as áreas comuns sempre limpas para evitar incómodos aos seus vizinhos. As obras produzem sempre muita sujidade.
Também é importante tratar antecipadamente da remoção do entulho com a câmara municipal. Precisará de o encaminhar para um local apropriado. E no caso de derrubar paredes, acredite que vai ter muito entulho para remover.
Conclusão
É proprietário de dois imóveis e gostaria de realizar uma união?
Temos uma equipa experiente que pode ajudá-lo também a tratar de toda a sua gestão patrimonial.
Entre em contacto com a floresta IMOBILIÁRIA. Podemos auxiliá-lo ao longo de todo o processo e esclarecer todas as suas dúvidas.