Minuta de não dívida ao condomínio
O proprietário que deseja vender um imóvel precisa de uma declaração escrita de dívidas ao condomínio para poder realizar a escritura, bem como de pré-informar o condomínio da transação que deseja realizar.
Sem uma declaração de não divida condomínio minuta poderá não conseguir realizar o negócio. Uma medida que surge para ajudar também os potenciais compradores.
Continue a ler este artigo para saber tudo sobre a minuta de não divida ao condomínio.
A minuta de não dívida ao condomínio é obrigatória?
Sim, desde o dia 10/04/22, esta declaração de condomínio passa a ser obrigatória para a escritura.
O administrador do condomínio precisa de emitir uma declaração escrita, na qual deve constar o montante de todos os encargos de condomínio em vigor relativamente à sua fração, com especificação da sua natureza, respetivos montantes e prazos de pagamento. No caso de existirem dívidas, devem ser especificadas também a respetiva natureza, montantes, datas de constituição e vencimento.
A declaração deve ser emitida pelo administrador no prazo máximo de 10 dias a contar do respetivo requerimento. É um documento instrutório obrigatório da escritura ou do documento particular autenticado de alienação da fração em causa. Só pode ser dispensado se o adquirente expressamente declarar, na escritura ou no documento particular autenticado que titule a alienação da fração, que prescinde da declaração do administrador, aceitando, em consequência, a responsabilidade por qualquer dívida do vendedor ao condomínio. Ou seja, o comprador que prescindir deste documento será obrigado a pagar todos os valores em atraso, no caso de existirem.
Obras aprovadas pelo condomínio previamente à venda devem vir na declaração?
Quais são os documentos obrigatórios para venda de um imóvel a partir de Abril de 2022?
- Certidão do Registo Predial;
- Caderneta Predial;
- Licença de Utilização (obrigatória para imóveis construídos depois de 1951);
- Ficha Técnica da Habitação (obrigatória para imóveis construídos depois de 2004);
- Certificado Energético;
- Minuta declaração de não divida ao condomínio.

Porque surgiu a declaração de não dívida ao condomínio?
Conclusão