apoio ao arrendamento

Apoio ao arrendamento: Conheça os programas

Precisa de arrendar um imóvel e gostaria de saber quais são os programas de apoio ao arrendamento que existem no mercado? 

Numa altura em que os preços de arrendamento estão muito elevados nas principais cidades portuguesas, conhecer todos os programas de apoio arrendamento que existem, poderá ser essencial. Os proprietários também podem usufruir de muitos apoios fiscais. 

Continue a ler este artigo e fique então a conhecer os principais programas de ajuda no arrendamento.

 

Programa de Arrendamento Acessível (PAA)

Este apoio arrendamento disponibiliza uma oferta alargada de habitação com preços muito abaixo dos praticados no mercado imobiliário. Foi criado pelo Governo para ajudar todas as pessoas que apesar de terem um rendimento médio, não conseguem suportar as rendas atualmente em vigor. 

 

Quem pode aderir ao Programa de Arrendamento Acessível (PAA)?

Podem aderir ao PAA os senhorios ou os arrendatários. Os primeiros beneficiam da isenção do IRS ou IRC sobre o valor das rendas cobradas. Os arrendatários usufruem de melhores oportunidades. 

 

Qual o rendimento que é preciso ter para apresentar candidatura para o Programa de Arrendamento Acessível (PAA)?

Para se candidatar a este apoio social arrendamento, precisará de ter um rendimento máximo de 35 000 euros brutos anuais, no caso de se tratar de uma pessoa sozinha. Um agregado formado por duas pessoas deve ter um rendimento inferior a 45 000 euros. A partir daqui, por qualquer pessoa extra que integre o agregado, deverá somar-se 5000 euros brutos mensais.

O valor da renda varia consoante as características do imóvel, não existindo uma tabela pré-definida. Contudo, o valor da renda deverá apresentar sempre um valor 20% inferior ao Valor de Referência de Arrendamento (VRA).

 

floresta IMOBILIÁRIA - instagram

 

Apoio ao arrendamento jovem porta 65

O porta65 é outro programa de apoio ao arrendamento extremamente popular. Dirigido aos jovens, tem como missão promover a autonomia, a reabilitação de áreas urbanas degradadas e a dinamização do mercado de arrendamento. 

 

Quem pode aderir ao Apoio ao arrendamento jovem porta 65?

Para se candidatar deverá ter entre 18 e 35 anos. Se for um casal, um dos elementos poderá ter 36 anos e o outro 34, no máximo. Para além disso:

  • Deverá já ter nas mãos um contrato de arrendamento para habitação permanente;
  • Não deve estar a receber qualquer tipo de apoio semelhante;
  • Ser proprietário ou arrendatário de outros imóveis;
  • Ser parente do senhorio. 

A renda que já está a pagar nunca pode ultrapassar a renda máxima na zona onde se encontra a habitação e também não poderá ter um valor superior a 60% do rendimento médio mensal bruto do agregado. 

 

Por quanto tempo pode aderir ao Apoio ao arrendamento jovem porta 65?

Poderá usufruir desta ajuda jovem arrendamento por um período de até 5 anos. 

Para ver se tem direito a usufruir deste apoio e até saber a percentagem de que iria beneficiar, poderá utilizar um simulador que se encontra disponível online

 

apoio ao arrendamento jovem

 

Habitação do IHRU: Apoios arrendamento desempregados ou outros

Para ajudar todas as pessoas que não conseguem arranjar respostas para o arrendamento por via do mercado, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) apresenta património a preços muito acessíveis. Todas as habitações são atribuídas através de um concurso, por sorteio. 

Para realizar a sua candidatura, deverá verificar sempre qual a situação mais adequada ao seu caso: 

  • Programa de Arrendamento Acessível;
  • Regime do Arrendamento Apoiado.

 

Quem pode aderir à Habitação do IHRU?

São elegíveis as pessoas ou agregados que não dispõe de uma solução habitacional. 

Depois de ter submetido o seu apoio e no caso de estar habilitado para usufruir deste apoio, ficará de imediato inscrito nos concursos abertos pelo IHRU. 

 

Ainda não sabe qual programa de apoio ao arrendamento deve escolher?

Como verificou, o Governo disponibiliza várias ajudas para arrendamento que deverá conhecer. Tanto os arrendatários como os próprios senhorios podem usufruir destes programas. Se gostaria de saber mais sobre cada um, pode entrar em contacto com a Floresta Imobiliária. 

Detemos todo o conhecimento para o ajudar a encontrar a habitação que tanto precisa. E se é senhorio, também tratamos de tudo para que possa usufruir dos benefícios e arrendar rapidamente o seu imóvel. 

 

consultores imobiliários

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *