Permuta técnica: O que é e quais as vantagens
A permuta técnica de imóveis é nada mais, nada menos do que a troca de imóveis sem ser necessário recorrer à compra ou venda dos mesmos. Saiba neste artigo, em que consiste a permuta técnica e quais as respetivas vantagens e desvantagens.
A título de exemplo, iremos explicar em que consiste a permuta tradicional com um exemplo prático.
Em vez de venderem as respetivas casas, estas famílias trocam de casa e no final acertam o valor da diferença.
Para além da permuta tradicional, existe também a permuta técnica, onde entra uma terceira parte, por norma, um construtor. Esta pode ser uma excelente alternativa à permuta tradicional.
O que é a permuta técnica?
A permuta técnica envolve três partes, nomeadamente o proprietário de um imóvel, o comprador e o construtor.
A permuta técnica acontece quando o proprietário do imóvel tem interesse numa casa nova que ainda pertence ao construtor. Para efetuar a permuta, deve ter prontamente um comprador para a casa. Desta forma:
- O construtor ficou a ganhar pela rapidez da conclusão do negócio;
- O construtor escoou um imóvel que tinha para venda;
- O proprietário do imóvel poupou dinheiro, dado que apenas pagou o valor da diferença de valores entre a casa velha e a nova e pagou o IMT (Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis) e o Imposto de Selo;
- O comprador ficou com a casa que desejava.
Como proceder à permuta de imóveis?
Não é fácil alinhar todas as partes num negócio de permuta, pelo que é recomendável ter o apoio de consultores imobiliários independentemente das partes envolvidas para uma gestão favorável de todo o processo.
A permuta técnica tem vantagens e desvantagens. Eis alguns pontos importantes que deve conhecer caso esteja a ponderar recorrer à permuta técnica.
Quais são as vantagens da permuta técnica?
-
Poupança
É possível poupar no processo de troca de casa através da permuta técnica.
Tratando-se o seu imóvel da propriedade com o valor mais baixo, esta troca funciona como se estivesse a abater o valor no custo de um novo imóvel.
-
Benefício fiscal
Para além dos benefícios ao nível do IRS, numa permuta técnica, os proprietários não pagam IMT se os imóveis forem trocados por valores iguais.
Por outro lado, não é exigido o pagamento do IMT ao interveniente que fica com o imóvel de menor valor, visto que quem compra o imóvel mais caro ficará encarregue do pagamento deste imposto.
No entanto, quando isto não acontece, este imposto calculado por norma sobre o valor total de uma transação imobiliária, incide apenas na diferença declarada de valores.
Assim, a título de exemplo, se o imóvel X (avaliado em 300 mil euros) for trocado pelo imóvel Y (avaliado em 275 mil euros), o proprietário do imóvel Y ficará encarregue do pagamento do IMT sobre os 25 mil euros que constituem a diferença entre ambos.
-
Rapidez e facilidade
A permuta técnica de imóveis permite evitar questões burocráticas, tempos de espera demorados e, por vezes, investimentos extra, normalmente associados à venda de uma habitação.
-
Negociações mais rápidas
As negociações de uma permuta técnica tendem a ser mais rápidas e mais simples, contrariamente à compra ou venda de um imóvel.
Na permuta técnica, a negociação é feita apenas pelas partes envolvidas, ou seja, não precisa de procurar casa ou de procurar um comprador.
A permuta de imóveis é uma alternativa às formas tradicionais de comprar ou vender casa e apesar de ter vantagens e de ser, aparentemente, mais simples, há desvantagens que importa não descurar.
Quais são as desvantagens da permuta técnica?
-
Processo demorado
Uma permuta técnica pode ser demorada no momento de encontrar proprietários compatíveis, isto é, encontrar uma habitação com as características que deseja e cujo proprietário esteja interessado na mesma troca pode não ser fácil.
O recurso a imobiliárias que tenham a opção de permuta de imóveis pode ser uma mais-valia. A floresta IMOBILIÁRIA pode ajudar neste processo.
-
Conflito de interesses
O conflito de interesses é o maior entrave a este tipo de transação, uma vez que implica a existência de três proprietários que procuram precisamente aquilo que os outros oferecem para troca.
A parte emocional que os proprietários impõem sobre o seu património, poderá também ser um problema. É natural que se dê valor sentimental a alguns aspetos da casa, e que não ache os mesmos na casa para permuta. Na verdade, será difícil encontrar uma casa com o mesmo valor patrimonial que a sua.
-
Diferença entre os valores
Outro ponto desfavorável, será por exemplo, a diferença entre os valores patrimoniais de uma zona rural e de uma zona urbana.
Ter um T3 numa zona rural pode significar ter um valor patrimonial equivalente a um T1 numa zona urbana. Assim sendo, prepara-se para receber propostas de casas com menos divisões ao mudar de uma zona rural para uma zona urbana.
Em suma, a permuta técnica pode ser uma opção viável para quem já é proprietário e pretende mudar de habitação, mas pode não ser um processo fácil de conseguir, dado que fazer a correspondência exata das necessidades de ambas as partes não é um processo fácil, mas caso se alcance, pode trazer grandes benefícios para todas as partes envolvidas.
Clique na imagem abaixo e preencha um formulário com os dados necessários do tipo de imóvel que quer vender ou arrendar, para que os nossos agentes imobiliários consigam fazer um estudo de mercado imobiliário justo e rigoroso.