Intermediários de Crédito: Quando recorrer
Sabia que poderá solicitar um crédito à habitação através de intermediários de crédito? É possível realizar o mesmo para um crédito pessoal ou até para um cartão de crédito.
As vantagens são muitas. Descubra melhor o que é um intermediário de crédito e esclareça todas as suas dúvidas.
O que é a intermediação de crédito?
Os intermediários de crédito são entidades, que podem ser pessoas ou mesmo uma empresa, que gerem a mediação entre o cliente e o banco ou a instituição de crédito.
Para saber se está perante um intermediário credível, saiba que existe uma lista de intermediários de crédito autorizados que estão registados no Banco de Portugal.
Para poderem desempenhar o seu trabalho, precisam da autorização do regulador.
Onde pode encontrar os intermediários de crédito?
Geralmente, encontram-se presentes nas mediadoras imobiliárias, nos stands automóveis e também em muitas lojas de eletrodomésticos e de aparelhos eletrónicos.
O que faz um intermediário de crédito?
Um intermediário de crédito é responsável por tratar de todo o processo de concessão de crédito entre o cliente e a entidade bancária.
Este processo costuma ser complexo e burocrático. São precisos vários documentos que um intermediário de crédito ajuda a obter. Para além disso, poderá também comparar as propostas de várias instituições.
Quais os tipos de intermediários de crédito existentes?
Os intermediários de crédito autorizados pelo Banco de Portugal estão divididos em três categorias:
-
Intermediários de crédito vinculado
Os intermediários de crédito vinculados atuam sob a responsabilidade total e incondicional do mutuante ou de vários mutuantes com quem tenham celebrado contrato de vinculação.
-
Intermediários de crédito a título acessório
Os intermediários de crédito a título acessório fornecem bens ou serviços e, em nome e sob responsabilidade total e incondicional do mutuante ou de vários mutuantes, atuam como intermediário de crédito.
-
Intermediários de crédito não vinculado
Os intermediários de crédito não vinculados trabalham sem que tenham celebrado contrato de vinculação.
Por que deve recorrer a intermediários de crédito?
Os intermediários de crédito Banco de Portugal apresentam as seguintes vantagens:
- Maior rapidez no processo de concessão de crédito entre o cliente e banco;
- Um acompanhamento e aconselhamento totalmente personalizado;
- Uma assistência permanente nas mais diversas etapas;
- Transparência, proximidade e explicação de toda a informação relativa ao processo.
Como ser intermediário de crédito?
Todos os interessados em exercerem a atividade de intermediário de crédito devem apresentar um pedido de autorização ao Banco de Portugal. Para isso, precisam de preencher um formulário no site do Banco de Portugal.
Para ser bem-sucedido no pedido, tenha atenção aos seguintes elementos:
- Leia todas as condições essenciais;
- Digitalize em separado todos os documentos que são essenciais para submeter o pedido;
- Disponha de todas as informações que precisa para preencher o formulário;
- Tenha todas as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
O Banco de Portugal tem 90 dias para notificar o interessado a partir do momento em que recebe toda a informação. Em caso de esclarecimentos adicionais, o prazo pode estender-se até 180 dias.
Como funcionam os intermediários de crédito?
Na prática, os intermediários de crédito registados são capazes de apresentarem diversas propostas de crédito. Isto permite que poupe tempo, já que não precisa de ir a 4 ou 5 bancos diferentes.
Com uma única entidade, pode também esclarecer todas as suas dúvidas. Desde termos técnicos e financeiros que não tenha percebido, até às diferenças entre as várias propostas dos bancos.
Depois de contratar este serviço, terá o apoio também em várias etapas, desde a preparação de toda a documentação, a informação relevante, os produtos acessórios que precisa de contratar, os valores em causa que irá pagar, entre muitas outras questões.
Na consulta do processo de intermediário de crédito, tudo decorre com maior celeridade.
Outro ponto que deve ter em consideração é que o trabalho desenvolvido não apresenta custos para os clientes. Quem comissiona os intermediários são as instituições financeiras quando o respetivo processo é realizado.
Qual a diferença entre intermediários de crédito e bancos?
O banco é sempre a entidade que concede crédito e também comercializa outros produtos e serviços bancários, como depósitos a prazo ou serviços de pagamento.
Os intermediários de crédito autorizados podem ser vistos como uma ponte entre o banco e o cliente. São um mediador que vai facilitar a comunicação e o processo entre ambas as partes.
Distinguem-se por todo o acompanhamento personalizado que dão aos clientes, por conseguirem as melhores propostas e os ajudarem a poupar dinheiro.
Como saber se os intermediários de crédito são credíveis?
Para saber se os intermediários de crédito são credíveis, deve consultar a lista de intermediários de crédito autorizados que é publicada pelo Banco de Portugal. Existem duas:
- A lista de entidades habilitadas a atuar como intermediários de crédito;
- A lista de instituições de crédito, sociedades financeiras, instituições de pagamento e instituições de moeda eletrónica que prestam serviços de intermediação de crédito ou de consultoria relativamente a contratos de crédito em que não atuem como mutuantes.
A floresta IMOBILIÁRIA é uma agência imobiliária de Braga, que se tem vindo a destacar no mercado imobiliário em Portugal graças ao seu profissionalismo, dedicação e inovação.
Para além disto, o nosso grande foco é auxiliar os nossos clientes a comprar, vender e arrendar imóveis de forma rápida e simples e na adaptação de múltiplas soluções, sempre com o intuito de conseguir apresentar o melhor preço, no mais curto espaço de tempo e com o mínimo de inconvenientes.
As informações apresentadas são bastante úteis e bem elucidativas do que é o negócio do ramo do imobiliário.