8 Dicas para uma boa gestão de condomínio
Vai assumir a gestão de condomínio do imóvel onde mora? Ou está a pensar em abrir um negócio relacionado com a gestão eficiente de condomínios?
Lidar com todos os desafios que existem, saber conciliar as diferentes sensibilidades de todos os moradores e tomar as melhores decisões, nem sempre é fácil.
Existem algumas dicas preciosas que vão ajudar a realizar uma boa gestão de condomínio. Muitas são utilizadas pelas próprias empresas de gestão de condomínios. Continue a ler para descobrir quais são.
1. Gestão de condomínio deve ser paga
De acordo com o artigo 1420º e seguintes do Código Civil, a gestão de condomínios é um trabalho remunerado. As empresas de gestão de condomínios cobram um valor pela realização do trabalho.
No caso de um dos coproprietários ser eleito administrado em assembleia de condóminos, deverá também ser pago pelo seu trabalho.
2. Condomínio deve ter um NIF
A legislação da gestão de condomínios refere que o condomínio deve ter um número de identificação de pessoa coletiva (NIF).
Para isso, precisa de estar registado no Registo Nacional de Pessoas Coletivas.
Todas as contas a pagar a fornecedores, devem estar sempre identificadas com o NIF.
3. Criada uma conta própria para o condomínio
O condomínio deve ter sempre uma conta própria, onde é guardado todo o dinheiro. Todos os coproprietários têm direito a aceder aos registos da conta coletiva para verificar os movimentos.
Nunca misture com as suas contas pessoais, o dinheiro referente aos condomínios. Deve manter a sua privacidade e também ser transparente.
Estima-se que nos próximos tempos, as quotas dos condomínios subam 7% a 8%, e que possam existir mais atrasos nos pagamentos.
Mais do que nunca, manter um controlo apertado das contas será sempre essencial.
4. Seja cuidadoso e minucioso com todas as contas
Deverá ser sempre muito cuidadoso na gestão de todas as contas do condomínio. Mantenha a transparência e apresente toda a informação de um modo claro para que os vizinhos possam perceber e interpretar.
Deverá manter todos os documentos organizados, guardar todas as faturas e respetivos comprovativos de pagamento, que podem ser consultados pelos vizinhos a qualquer momento.
Esta gestão cuidada, transmitirá confiança a todos os vizinhos.
5. Marque no mínimo uma reunião por ano
As empresas de gestão de condomínios costumam marcar, pelo menos, uma reunião por ano entre todos os condóminos.
É o momento para realizar um apuramento de todas as contas, rever as despesas fixas, analisar possíveis obras no condomínio de manutenção do edifício, aprovar o orçamento do ano seguinte e debater qualquer assunto importante.
6. Precisa de declarar todos os rendimentos do condomínio
Deverá declarar sempre todos os rendimentos ao Fisco e passar o respetivo recibo de renda eletrónico no Portal das Finanças.
O administrador do condomínio deve também apresentar sempre uma declaração que comprove a sua autorização para realizar declarações fiscais no nome do coletivo.
7. Procure gerir com eficácia os incumprimentos
Podem surgir muitos incumprimentos entre vizinhos. Desde o atraso no pagamento de quotas ou uma má utilização dos espaços em comum, por exemplo.
Sabia que poderá criar um regulamento, com um conjunto de penalizações, para aprovar na reunião de condóminos? Se for aprovado pela maioria, entrará em vigor.
Ser capaz de gerir bem todas estas questões, será determinante para assegurar uma convivência saudável entre todos.
8. Assegure sempre uma excelente comunicação
Muitos dos problemas que surgem na gestão condomínio, resultam muitas vezes de uma má comunicação.
Sejam empresas de gestão de condomínios ou uma própria pessoa a realizar a gestão, deverá sempre assegurar uma comunicação eficiente.
Os vários caminhos de comunicação, como o contacto pessoal, o telefone, o email ou mesmo um ponto de contacto físico, devem estar sempre livres e disponíveis.
Imagine que um dos vizinhos pretende vender o imóvel e precisa de uma minuta de não dívida ao condomínio? Consegue pedir-lhe com facilidade este documento?
Conclusão
Gostaria de contratar empresas de gestão de condomínio ou conhecer melhor toda a legislação de Gestão de condomínios?
Entre em contacto com a floresta IMOBILIÁRIA que assegura também a representação em assembleias de condóminos.
Estamos disponíveis para ajudar em qualquer questão e ajudar a encontrar a melhor solução.