escritura de compra e venda

Escritura de compra e venda de imóvel: Saiba como funciona

A escritura de compra e venda de um imóvel marca a concretização de um negócio entre um vendedor e um comprador.

É um momento importante para ambas as partes e o culminar de um processo, sendo normalmente precedida por um contrato de promessa de compra e venda. 

Gostaria de perceber melhor o que é a escritura de compra e venda? Gostaria de saber o custo da escritura de compra e venda?

Continue a ler e conheça tudo o que implica. 

 

O que é a escritura de compra e venda?

Uma escritura de compra e venda é um ato jurídico que estabelece um contrato entre, pelo menos, duas pessoas. 

A principal missão deste documento é indicar que uma pessoa vendeu um imóvel a outra. Logo, após a sua conclusão, o vendedor recebe o valor do imóvel e o comprador as chaves da sua nova casa. 

No momento da escritura de compra e venda, devem estar sempre presentes todos os intervenientes, bem como um notário ou o seu representante. Normalmente são realizadas nos Cartórios Notariais. 

Sabia que agora também pode pedir o acesso online a escrituras?

No caso de contar com a ajuda da floresta IMOBILIÁRIA, poderá ficar descansado porque iremos reunir todos os documentos previamente.

 

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Quem marca a escritura de compra e venda?

Por norma, quem marca a escritura de compra e venda é o comprador ou o banco que irá financiar a compra.

 

Quem paga a escritura de compra e venda?

Quem paga a escritura de compra e venda é sempre o comprador. Se for o vendedor fica livre da escritura de compra e venda.

 

Quais são os documentos necessários para a escritura de compra e venda?

Fique então a conhecer todos os documentos necessários para a escritura de compra e venda: 

Se deseja saber quanto custa uma escritura de compra e venda, saiba que o montante varia muito de acordo com o preço do imóvel. Também entra na equação, o pormenor de se tratar de primeira ou segunda habitação, entre muitos outros elementos.

 

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Qual o valor da escritura de compra e venda?

Para além do custo da própria escritura pública de compra e venda, acrescem ainda os seguintes valores: 

  • Imposto do selo sobre a transação = 0,8%;
  • Imposto do selo sobre o crédito (acima de 5 mil euros) = 0,6%;
  • Registo da escritura;
  • Pagamento do IMT = Valor de Escritura ou Valor Patrimonial Tributário (o maior destes dois) x Taxa a aplicar – Parcela a abater.

A isto somam-se todas as despesas implicadas no crédito à habitação, se recorrer a este apoio.

A floresta IMOBILIÁRIA também realizará uma simulação para estar sempre a par de todos os valores e nunca acabar por ser apanhado desprevenido. 

 

escritura de compra e venda de imóvel

 

Como anular a escritura de compra e venda?

Deseja dar um passo atrás e anular a escritura de compra e venda, quer seja o vendedor ou o comprador? Detetou alguma fraude e sente-se enganado?

Para conseguir a anulação de escritura pública de compra e venda, deve conferir se existe alguma cláusula de rescisão ou cancelamento no contrato.

Se não existir nenhuma cláusula, deverá consultar um advogado para verificar se a rescisão é exequível no seu caso e também conhecer os passos a tomar. 

 

Conclusão 

As escrituras de compra e venda são um processo moroso, que pode ser facilitado com a ajuda da floresta IMOBILIÁRIA.

Temos experiência em tratar de toda a parte burocrática, bem como aconselhar sempre sobre as melhores opções a tomar.

Quer seja vendedor ou comprador, entre em contacto connosco para ver como o podemos ajudar. 

 

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