Como Poupar Energia

Conselhos para poupar energia com o aquecimento neste inverno

Com o preço da eletricidade e do gás a disparar e a ameaça de que a Europa possa enfrentar cortes de abastecimento no inverno, muitas famílias interessam-se em ter fórmulas para moderar o consumo energético e, assim, poupar no aquecimento. Felizmente, empresas que se dedicam à comparação de tarifas e se preocupam com o bem estar dos consumidores, como a Selectra, também oferecem soluções interessantes para atingir que se consiga esse objetivo.

Antes de se avançar já nas medidas de poupança, é conveniente referir algo importante: qualquer ação que tenha como objetivo consumir menos gás ou eletricidade requer boa manutenção, bom isolamento e uso adequado dos sistemas de aquecimento, ar condicionado e caldeiras.

 

floresta IMOBILIÁRIA - facebook

 

1. Temperaturas constantes em casa

No verão passado, foram vários os Governos que introduziram novas medidas de poupança, ao instar as empresas a colocarem o ar condicionado nas suas instalações a uma temperatura de 27 graus. Ao mesmo tempo, propôs sistemas para manter as instalações fechadas e não gerar desperdício de recursos.

Isto também se pode aplicar no inverno a nível doméstico, mas em vez de manter a temperatura do sistema de ar condicionado nos 27 graus, é importante que as divisões atinjam 21 ou 22 durante o dia e 18 à noite. Apenas um grau adicional na temperatura pode significar um aumento de 7% nos gastos com o aquecimento.

Esta temperatura é suficiente para desfrutar de um bom conforto térmico. Apenas precisará de instalar termostatos de aquecimento programáveis ​​para verificar o estado da casa.

 

2. Faça um uso inteligente do aquecimento

Um elemento adicional ao conselho anterior é fazer um uso eficiente do aquecimento. Que necessidade há de a casa se manter aquecida quando não está ninguém? Os sistemas programáveis ​​podem ser ligados remotamente, para que tenha a opção de ligar o aquecimento pouco antes de chegar a casa.

Ao mesmo tempo, se vive numa região muito fria, programe os horários de ligar e desligar os sistemas. Não consuma eletricidade ou gás de forma ineficiente. Não só pelo custo económico associado, mas por uma mera questão de sustentabilidade ambiental.

 

3. Verifique o estado da caldeira e limpe os radiadores

O início da estação fria, é o momento ideal para preparar a caldeira. Este dispositivo deve estar sujeito a revisões periódicas para verificar o seu bom estado.

No entanto, se acionar qualquer revisão que inclua limpeza, estará a tornar o seu funcionamento mais eficiente, e isso traduz-se em menos despesa. Da mesma forma, deve fazer o mesmo com os radiadores.

Outra nota relacionada aos radiadores, nunca os tape com móveis ou roupas molhadas. É comum acelerar a secagem de algumas roupas que ainda estão molhadas com o calor emitido pelo radiador, mas isso acaba por ser contraproducente na sua utilização.

 

poupar energia

 

4. Pode mudar de companhia de energia?

Com o início da temporada de inverno, surge a necessidade de procurar entre as muitas ofertas do mercado para alterar os contratos de eletricidade e gás. No mercado existem muitos distribuidores que oferecem propostas muito interessantes para se poupar nas contas lá de casa.

Aqui a chave é saber que uso vai fazer dos aparelhos, mesmo que seja uma aproximação, analisar e comparar as propostas. Os procedimentos para poupar e contratar luz e gás, são muito idênticos entre as várias companhias distribuidoras de energia. Nesse sentido, antes de encontrar o distribuidor que melhor se adapta às suas necessidades e possibilidades financeiras, deve ter ideia da potência contratada e comparar as tarifas de luz que deve contratar. Atualmente existem várias que se adequam a determinados períodos horários. Neste sentido, saiba que a Selectra, especialista na comparação de tarifas de energia em Portugal, pode ajudar a que entenda melhor o seu contrato.

 

5. Isolamento e ventilação

Embora pareça estranho, ventilar a casa é uma boa fórmula para manter o conforto térmico sem a necessidade de abusar do aquecimento. O aconselhado é que ventile a casa uma vez por dia. A ventilação serve para eliminar a presença de humidade que pode acabar por afetar os tecidos, paredes e móveis. Sempre que possível faça-o logo de manhã e apenas durante alguns minutos.

Em termos de isolamento, as fugas contínuas de temperatura e entrada de ar frio do exterior são muito comuns. Instale portas e janelas bem seladas, faça uso de persianas e cortinas e aproveite a iluminação solar, que também serve para aquecer a casa nas horas centrais. E não se esqueça de colocar tapetes, principalmente nos pisos cerâmicos. Se o piso for de madeira, muito melhor, pois esse material ajuda a otimizar o isolamento térmico.

Como pode ver, existem muitas alternativas para se poupar no aquecimento. A maioria das propostas refere-se ao uso racional de energia e do fornecimento. Se for necessário, agasalhe-se mais em casa para diminuir um pouco o uso do aquecimento.

As medidas para poupar energia são muitas, mas o que se deve aplicar obrigatoriamente é uma atitude responsável, tanto com o ambiente, como com as suas finanças.

 

consultores imobiliários

 

One thought on “Conselhos para poupar energia com o aquecimento neste inverno

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *