Avaliação Imobiliária nas Partilhas de Bens. Como funciona?
Se tiver moradias ou um apartamento sujeito à partilha de bens, pode estar na iminência de um conflito. Infelizmente, é um problema muito comum nas famílias.
Na caderneta predial ou no Portal das Finanças, pode consultar o valor patrimonial. Mas qual será o valor real do imóvel para o colocar à venda e tratar das partilhas? É aqui que entra a realização de uma avaliação imobiliária independente, que possa trazer alguma segurança para todas as partes envolvidas.
O que é a Avaliação Imobiliária?
A avaliação imobiliária é, como o próprio nome indica, uma avaliação que permite saber quanto vale um imóvel. Esta informação é útil tanto para o comprador, como para o próprio vendedor.
A avaliação de imóveis pode ser solicitada em diversas situações, desde a concessão de um crédito, análise de investimentos, reavaliação de carteiras de ativos, valor para efeitos de seguro, entre outros.
Quem pode realizar uma Avaliação Imobiliária?
A avaliação imobiliária pode ser pedida por um indivíduo que queira saber o valor do imóvel, seja comprador ou vendedor.
No caso do vendedor, esta avaliação pode ser solicitada caso pretenda ter um valor base para colocar o imóvel à venda. Nestes casos as imobiliárias, tal como a Floresta, podem ajudar neste processo.
No caso de o comprador pedir um empréstimo, a própria instituição bancária cobra uma comissão para realizar esta avaliação que servirá também para determinar se o financiamento é ou não concedido.
No caso de querer transferir crédito habitação, para baixar a prestação mensal, também é solicitada uma avaliação imobiliária.
Entidades que podem fazer uma Avaliação Imobiliária:
O vendedor ou comprador também poderá pedir a avaliação imobiliária às seguintes entidades:
- Agências Imobiliárias;
- Técnicos especializados na prestação deste serviço;
- Sites de avaliação de imóveis que dão uma estimativa, embora seja sempre mais superficial;
- No Portal das Finanças, também é possível verificar um valor que é atribuído ao imóvel, bem como os respetivos impostos a pagar. Também pode conhecer o valor patrimonial tributário;
- Existem alguns bancos que disponibilizam o serviço de avaliação, independentemente do empréstimo.
O que é a Partilha de Bens?
A partilha de bens é um processo formal que se refere à divisão do património de uma pessoa, que pode ocorrer devido ao seu falecimento ou ao fim de uma relação matrimonial ou união de facto.
Este processo envolve a avaliação e a distribuição dos bens do indivíduo, respeitando o regime de bens estabelecido e as condições dos herdeiros ou partes envolvidas.
Qual é a importância da Avaliação Imobiliária na partilha de bens?
A avaliação imobiliária na partilha de bens é muito importante para que os herdeiros saibam qual é o valor do imóvel que será partilhado.
Deste modo, no que toca a heranças, todos ficam a conhecer de um modo seguro e transparente, o valor que está em causa.
Como é feita a Avaliação Imobiliária para partilha de bens em caso de herança?
Na avaliação imobiliária para a partilha de bens, o processo a seguir envolve as seguintes etapas:
- Contratação de uma empresa ou perito especializado;
- É realizada a inspeção à habitação, seguindo os critérios de avaliação de imóvel;
- Realização de uma análise ao mercado;
- Realização de uma análise comparativa de mercado;
- Verificação de todas as questões legais ou ónus sobre o imóvel que podem afetar o seu valor;
- Revisão de todos os documentos do imóvel, como escritura, realização de renovações, entre outros;
- Criação de um relatório de avaliação.
Como é feita a Avaliação Imobiliária para partilha de bens em caso de divórcio?
Em caso de divórcio, a avaliação imobiliária é realizada exatamente da mesma maneira. É apurado o valor do bem comum que interessa para depois se realizarem as respetivas partilhas.
O importante, que a avaliação numa partilha de imóveis, passe por contratar um perito que seja isento, confiável e transparente para ambas as partes.
O que fazer se não concordarem com a avaliação?
Nos processos de compra e venda de imóveis ou qualquer outra situação, pode não concordar com a avaliação já realizada. Neste caso, deve seguir os seguintes passos:
- Faça uma análise profunda do relatório de avaliação;
- Peça uma segunda avaliação. O profissional deve ser reconhecido pela CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários;
- Faça uma análise comparativa do mercado e documente todas as diferenças que encontrar;
- Com a nova informação, verifique se o primeiro perito pode rever a sua análise;
- Se necessário, procure um advogado especializado em direito imobiliário para o ajudar a contestar legalmente uma avaliação.
Avaliação imobiliária segura e transparente assegura partilhas tranquilas
A contratação de um perito em avaliação imobiliária e a realização do respetivo processo vai contribuir para analisar o imóvel.
Vai compará-lo com o estado do mercado imobiliário atual, e chegar a um valor que, em caso de venda, será depois dividido por todas as partes.
Com este documento técnico em mãos que define e justifica o valor do imóvel, é possível tomar decisões mais transparentes e confiantes para todas as partes envolvidas.
Na Floresta Imobiliária, podemos acompanhar e intermediar todo o processo. Entre em contacto connosco.
A floresta IMOBILIÁRIA é uma agência imobiliária de Braga, que se tem vindo a destacar no mercado imobiliário em Portugal graças ao seu profissionalismo, dedicação e inovação.
Para além disto, o nosso grande foco é auxiliar os nossos clientes a comprar, vender e arrendar imóveis de forma rápida e simples e na adaptação de múltiplas soluções, sempre com o intuito de conseguir apresentar o melhor preço, no mais curto espaço de tempo e com o mínimo de inconvenientes.
Em relação aos filhos qual é a percentagem que a viúva recebe?
Olá Isabel,
Obrigado pelo seu comentário e por acompanhar o nosso blog.
Relativamente à questão que nos coloca, informamos que enviamos uma resposta para o seu email, por favor, verifique.
Melhores cumprimentos,
Equipa Floresta Imobiliária