Arrendamento apoiado: Programas a que se pode candidatar
O preço do arrendamento em Portugal tem subido ao longo do tempo. Nas grandes cidades, como a oferta é limitada e a procura grande, os preços têm disparado. É natural que procure por programas de arrendamento apoiado.
Todas as ajudas são boas para conseguir garantir o direito à habitação. Gostaria de conhecer quais são os programas de apoio ao arrendamento em Braga, Porto, Lisboa e qualquer outra cidade do país? Então, continue a ler.
O que é o arrendamento apoiado?
O arrendamento apoiado é um programa de atribuição de habitação municipal dirigido a famílias com baixos recursos, em que as candidaturas são classificadas em função da carência habitacional e socioeconómica do candidato e do agregado familiar.
Clique aqui para aceder à plataforma eletrónica do arrendamento apoiado.
Apoio ao arrendamento em Braga
Os apoios sociais à habitação no município são geridos pela Bragahabit- Empresa Municipal de habitação de Braga. Esta entidade gere um parque habitacional de 600 fogos, onde estão incluídos mais de 186 fogos em regime de subarrendamento.
Existem 4 regimes de apoio:
- Arrendamento Apoiado;
- Subarrendamento Apoiado;
- Apoio Direto ao Arrendamento;
- Residências-Partilhadas.
No site oficial da Bragahabit pode conhecer o regulamento que rege este tipo de apoios para verificar se reúne as condições para realizar a candidatura ao arrendamento apoiado.
Arrendamento jovem: Porta 65 jovem
O porta 65 jovem é um dos programas mais conhecidos no que respeita ao arrendamento jovem.
Tem como missão promover estilos de vida mais independentes a jovens que se encontrem sozinhos, vivam em família ou em coabitação jovem. Pretende também reabilitar áreas urbanas degradadas e dinamizar o mercado de arrendamento.
Com este programa, os jovens podem receber uma percentagem do valor da renda, ou seja um subsídio de renda, como subvenção mensal.
Quais os critérios de candidatura para o arrendamento jovem?
Para se candidatar ao programa de arrendamento jovem e ser bem-sucedido:
- Precisa de ter entre 18 e 35 anos;
- No caso de se tratar de um casal, um dos elementos pode ter 36 anos e o outro 34, no limite;
- Precisa de ter um contrato de arrendamento para habitação permanente;
- Não pode estar a usufruir de outro subsídio de renda;
- Não pode ser proprietário de imóveis ou estar a arrendar outros;
- Não pode ter qualquer grau de parentesco com o senhorio.
A todas estas condições, junta-se ainda a exigência da sua renda não ultrapassar a renda máxima da zona onde está a habitação e também não deve ter um valor superior a 60% do rendimento médio mensal bruto do agregado.
Este apoio ao arrendamento jovem pode ser utilizado por um período de 5 anos.
Apoio ao arrendamento: Programa de Arrendamento Acessível (PAA)
Para todos os que procuram um subsídio de renda, o PAA é outro dos mais conhecidos. Lançado pelo Governo, destina-se a todas as pessoas que têm um rendimento máximo de 35 000 euros brutos anuais, no caso de estar só.
No caso de duas pessoas, devem ganhar menos de 45 000 euros anuais. E a partir daqui, qualquer pessoa que integre o agregado, deverá somar 5000 euros brutos mensais.
Não existe uma tabela definida sobre a valor da renda, mas deverá ser sempre 20% inferior ao Valor de Referência de Arrendamento (VRA).
O apoio ao arrendamento a famílias monoparentais que é muito procurado, pode passar pelo PAA.
Outros programas de arrendamento apoiado
Se procura outro programa de arrendamento apoiado, tome nota dos que pode também analisar:
- Habitação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU): os imóveis encontram-se a preços muito acessíveis e são distribuídos através de concurso, por um sorteio. Destina-se a pessoas individuais ou agregados que não conseguem arrendar um imóvel.
- Subsídio de renda: embora tenha sido atribuído pelo Governo, este programa é gerido pelas autarquias. Destina-se a contratos de arrendamento que tenham sido celebrados antes de Novembro de 1990; que tenham mais de 65 anos; com um grau de deficiência igual ou superior a 60 anos.
Subsídio de renda: A qual se deve candidatar?
Precisa mesmo deste subsídio de renda para conseguir cumprir com todos os seus compromissos no arrendamento? Não sabe a que arrendamento apoiado se deve candidatar? Terá dificuldade em suportar a atualização de rendas?
Entre em contacto com a floresta IMOBILIÁRIA para receber todo o auxílio que precisa e tomar as melhores decisões.
Prestamos apoio tanto a arrendatários, como também a senhorios que desejam saber como funcionam estes programas de apoio ao arrendamento para poderem beneficiar.
A floresta IMOBILIÁRIA é uma agência imobiliária de Braga, que se tem vindo a destacar no mercado imobiliário em Portugal graças ao seu profissionalismo, dedicação e inovação.
Para além disto, o nosso grande foco é comprar, vender e arrendar imóveis de forma rápida e simples e na adaptação de múltiplas soluções, sempre com o intuito de conseguir apresentar o melhor preço, no mais curto espaço de tempo e com o mínimo de inconvenientes.